Conheça algumas medidas que podem ser adotadas durante o expediente de trabalho para minimizar o risco de infecção pelo novo coronavírus!

Você sabia que o local de trabalho oferece condições propícias para a multiplicação de infecções respiratórias como o novoCoronavírus (Covid-19). Afinal, é nesse ambiente que as pessoas ficam juntas por horas, conversando umas com as outras e compartilhando documentos, equipamentos e outros materiais que podem alojar o vírus por horas.

Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um documento para orientar funcionários e empregadores a se prevenir desse contágio.

Confira, a seguir, alguns cuidados que você deve adotar na sua empresa.

  1. As cadeiras, mesas, telefones, teclados, computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente (a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de covid-19);
  2. Os lenços descartáveis devem estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. Lixeiras com tampa precisam estar ao lado para jogar fora o papel adequadamente. Se a pessoa não tiver um lenço à disposição, é importante cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E lavar o braço assim que possível.
  3. Sua empresa deve distribuir dispensadores com álcool-gel em locais visíveis. Esses equipamentos também podem ser usados para colocar sabão líquido no banheiro.
  4. Criar um material visual que enfatize a importância e a forma correta de lavar as mãos é mais uma boa medida. Combine essa ação com outras de comunicação sobre higiene manual e atitudes saudáveis no serviço.
  5. Em relação às viagens de trabalho, assegure-se de checar as últimas informações sobre o avanço nos casos do novo coronavírus no local onde pretende ir. Avalie os riscos e os benefícios da viagem. É possível postergar ou fazer uma reunião à distância? Funcionários com condições médicas que aumentam o risco de complicações da covid-19 merecem atenção especial ao considerar se vale a pena viajar a um local com muitos casos. Exemplos: pessoas com diabetes e doenças pulmonares ou cardíacas. Considere levar álcool-geral para a viagem e lavar bastante as mãos.Saiba quem contatar em caso de infecção pelo novo coronavírus e obedeça as autoridades sanitárias locais.

De acordo com a OMS, simples precauções podem fazer uma grande diferença. As ações sugeridas protegerão não apenas os funcionários mas também o empreendedor e o próprio negócio.

Para saber mais, siga-nos nas redes sociais!

Instagram: @brumedoficial

Facebook: Brumed Engenharia e Medicina do Trabalho