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Segurança do trabalho: quais os KPIs?

Como está a gestão de resultados?

Não importa qual seja o ramo do seu negócio, é imprescindível você conhecer quais os KPI’s fundamentais para gerenciar sua empresa com sucesso.

Mas e aí, você sabe o que é um KPI?

Presente no mundo corporativo, KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator. Traduzindo significa indicador chave de desempenho.

Tendo definido seus KPI’s você pode prevenir e agir de forma assertiva para corrigir possíveis problemas.

E agora em Segurança e Saúde do Trabalho, quais são os KPI’s mais relevantes?

Vamos listar agora 5 principais KPI’s que são importantes para serem acompanhados de perto:

  1. Quantidade de acidentes de trabalho

Esse é o primeiro indicador para saber se seu processo de prevenção está sendo eficiente e melhorar o desempenho de sua gestão.

  1. Quantidade de doenças ocupacionais

São aquelas doenças que surgem em decorrência da atividade desempenhada pelo trabalhador ou pelas condições de trabalho que a empresa oferece. Lesões de esforço repetitivo, ansiedade entre outras. Entender esse indicador pode te ajudar a melhorar a criar programas para melhoria das condições de trabalho oferecidas aos colaboradores.

  1. Quantidade de manutenções preventivas

Falhas em equipamentos e máquinas podem provocar acidentes graves de trabalho. Mensurar a quantidade e controlar a periodicidade é um fator fundamental para que acidentes que podem ser evitados, sejam prevenidos.

  1. EPIs distribuídos x EPIs utilizados

Quantificar quantos colaboradores estão utilizando de forma real seus EPIs é um bom indicador para avaliar o desempenho da empresa nesse sentido. Assim, é possível criar planos de ação para melhorar esse item com a intenção de prevenir acidentes.

  1. Custo com multas

Multas decorrentes podem indicar que está na hora de prestar mais atenção nos processos e trabalhar mais fortemente em inspeções prevenidas.

Vale ressaltar que esses são exemplos de alguns indicadores. Existem vários outros como o índice de gravidade dos acidentes, horas de trabalhos perdidas por acidente ou doença ocupacional.

Levantar esses indicadores e acompanhá-los é uma boa maneira de garantir o nível de excelência no ambiente de trabalho oferecido aos colaboradores.

Além disso, a gestão dos resultados pode ajudar a garantir que a empresa seja reconhecida pelo bom desempenho, evitando assim, penalidades como multas.

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