Envio de informações do eSocial, quem faz?
Primeiro de tudo precisamos entender que as informações são geradas pela empresa responsável contratada de Medicina e Engenharia do Trabalho, elas atualizam laudos e informações relacionadas ao segmento de SST.
O empregador é responsável por fornecer informações corretas ao contador. Se essa informação como a função do colaborador estiver incorreta ou faltando dados, não é possível comunicar essas informações a empresa responsável de Saúde e Segurança do Trabalho, deixando inviável o trabalho das partes interessadas.
Chegando ao ponto mais importante, o envio das informações. Ele pode ser feito por qualquer pessoa, mas cabe ao empresário definir quem fará esse envio, pode ser o seu contador ou o RH da empresa, porém eles necessitam ter a procuração digital e um certificado digital. Hoje, já existem sistemas que facilitam o envio das informações, pois no mesmo já contém a escrituração digital, facilitando e envio da mesma e claro, a rotina de RH e de contadores.
Lembrando que informações incompletas ou o não envio delas, podem ocasionar multas já estabelecidos por lei.