Higiene ocupacional: você sabe o que significa?
Higiene ocupacional é o trabalho de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar processos e agentes produtivos que podem colocar em risco a integridade e a saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho.
A higiene ocupacional tem a função de prevenir doenças ocupacionais que podem ser causadas pelos processos existentes na empresa.
Higiente ocupacional em 4 etapas
São elas: antecipação, reconhecimento, avaliação e controle do risco.
A antecipação é feita para avaliar riscos potenciais e estabelecer medidas de prevenção para que tais riscos não se tornem uma realidade.
O reconhecimento é a parte de identificação dos riscos no ambiente que podem afetar a integridade dos colaboradores. Nesse momento, realiza-se uma análise aprofundada sobre os produtos e matérias primas, processos de produção e procedimentos de rotina, instalações e equipamentos existentes.
Na fase de avaliação de risco, inicia-se a avaliação da quantidade de riscos, considerando o limite de tolerância estabelecido pelas normas de segurança pré-definidas.
O controle de risco é associado à eliminação e minimização dos riscos mapeados, antecipados e reconhecidos no ambiente de trabalho.
Quais são os riscos ocupacionais?
FÍSICOS
São gerados por condições físicas do ambiente de trabalho. Ex: frio, calor, pressão, umidade, ruídos, vibrações, entre outros.
ERGONÔMICOS
São gerados quando as técnicas de ergonomia que devem proporcionar conforto e segurança não são utilizadas corretamente. São itens como levantamento e transporte de peso, postura inadequada, estresse físico e psicológico e etc.
QUÍMICOS
São causados por substâncias químicas sólidas, líquidas ou gasosas, que podem provocar reações tóxicas no organismo dos trabalhadores. Poeira, gases, vapores e névoas são exemplos de riscos químicos.
BIOLÓGICOS
Estão relacionados à exposição a microrganismos que podem causar contaminações e doenças, como vírus, parasitas, bactérias e fungos.
Riscos mecânicos ou de acidente
Esses riscos estão relacionados com o ambiente físico do trabalho e às más condições de uso dos equipamentos.
São exemplos de riscos de acidente: instrumentos sem proteção, ferramentas, iluminação e espaço físico inadequados, probabilidade de incêndios, entre outros.
Quais as principais normas de higiene ocupacional?
São 3 normas que foram estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego:
- NHO 01 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído
- NHO 06 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao calor
- NHO 09 – Avaliação da Exposição Ocupacional à Vibração de corpo inteiro
Agora que você percebeu a importância da higiene ocupacional no ambiente de trabalho, não deixe para amanhã as decisões necessárias para colocar em prática na sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse aqui!