Planejamento 2021
Enfim, 2020 está terminando
Depois de um primeiro semestre nebuloso, a economia brasileira começa a dar sinais de melhora.
Mesmo com a queda do PIB no primeiro semestre, o Brasil está entre os países emergentes que menos sofreram prejuízos financeiros com a crise, tendo melhores perspectivas de recuperação econômica para 2021.
Com o fim do ano chegando, é fundamental que as empresas já comecem a formular quais serão seus objetivos para continuar crescendo no próximo ano. Ou mesmo retomar o crescimento após o impacto da quarentena.
Como está o seu planejamento 2021?
Algumas lideranças já estão preparando seus setores de geração de receita para já chegarem no próximo ano armados das estratégias, táticas e métodos necessários para a retomada.
Por isso, se você ainda não está se planejando para 2021, é melhor começar agora. E, para te ajudar nesse processo, elaboramos um planejamento em 5 etapas:
1ª Etapa: Definição de objetivos;
2ª Etapa: Definição de estratégias;
3ª Etapa: Definição de táticas;
4ª Etapa: Operação comercial;
5ª Etapa: Métodos de controle e manutenção.
Confira, a seguir, o que cada uma dessas fases representa:
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Definição de objetivos
Para começar o planejamento para 2021, é necessário pensar e se perguntar primeiro: quais serão os planos para o ano que vem?
Você quer aumentar as vendas simplesmente? Precisa melhorar a taxa de conversão? Quais KPIs seguir?
Existe uma diversidade de indicadores que podem te ajudar a medir os resultados do seu próximo ano, mas o importante é que você não se perca em meio aos números.
Para manter o foco no seu planejamento, é importante definir algumas métricas primárias que vão orientar seu desempenho geral e métricas secundárias que vão te ajudar a fazer análises mais aprofundadas.
Dessa forma, se uma métrica primária não for atendida, você pode olhar para as métricas secundárias para entender o que pode ter acontecido.
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Definição das estratégias
Agora que você já tem seus objetivos, vem o momento de traçar quais estratégias você pode utilizar para cumprir com esses objetivos.
Seja aumentar as vendas, diminuir o ciclo ou aumentar a eficiência da equipe, você precisa pensar em como é possível colocar isso em prática.
Assim como em qualquer modelo de negócio, as estratégias vão variar muito de acordo com o tipo de cliente que você busca atrair, qual a sua cobertura atual e qual produto ou serviço você está ofertando.
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Definição das táticas
Seu planejamento já tem objetivos e as estratégias para tornar os objetivos possíveis. Agora está na hora de pensar na estrutura que vai dar suporte a esse processo.
Nesse contexto, principalmente quando pensamos em empresas em crescimento, estamos falando principalmente da padronização de processos.
O motivo disso é porque toda área tem a sua rotatividade. Pessoas entram e saem de uma empresa, mas é crucial que os processos não sejam repensados a cada alteração na equipe.
E é nesse ponto que surgem táticas para garantir que os processos vão se manter.
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Operação comercial
Não é apenas a parte administrativa que precisa de planejamento. A operação também precisa estar bem abastecida de dados, técnicas e métodos para saber lidar bem com cada situação.
A equipe comercial pode ter sua rotina otimizada se tiver feito a “lição de casa”:
– Estudo do perfil do cliente;
– Mapeamento de objeções;
– Técnicas de persuasão.
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Métodos de controle e manutenção
A experiência nos mostra que planejamento nem sempre sai como esperado. Por isso, além da estrutura para manter a operação funcionando corretamente, é importante contar com métodos para garantir que, de tempos em tempos, você corrigirá os erros existentes nos processos.
Esperamos que essas dicas ajudem você a se preparar melhor para a retomada no próximo ano e que seu Planejamento 2021 garanta excelentes negócios para a sua empresa.
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