Por que você precisa gerir melhor o seu tempo?
Confira as dicas da BRUMED para você, que deseja otimizar o seu tempo!
Todos nós temos inúmeras tarefas em nosso dia a dia. Vivemos nos dividindo para assumir todos os papéis que desempenhamos em nosso grupo social. Gerenciar bem o tempo disponível virou algo fundamental para garantirmos o sucesso na vida profissional e na vida pessoal.
Saber identificar as prioridades é o princípio essencial da gestão do tempo. Se você não conseguir fazer isso, passará o dia inteiro apagando incêndios e não conseguirá concluir nenhuma tarefa realmente importante para o objetivo final do seu negócio.
Podemos dizer que, especialmente os gestores de franquias, que precisam gerenciar seu negócio, comunicar-se bem com seus funcionários e fornecedores, manter-se atualizados, participar de eventos do setor, fazer networking (ufa!), precisam estar com suas demandas sob controle. Aqui, a palavra mágica é organização.Com ela, você consegue dar conta de todas as tarefas de uma maneira mais assertiva e por que não dizer, mais saudável também?
Para ajudar você no gerenciamento do seu tempo, a Brumed traz algumas dicas simples mas importantes para organizar sua vida profissional:
- Faça seu planejamento de tarefas utilizando dias ao invés de meses – Justificativa: quando pensamos no futuro usando métricas mais palpáveis como meses em vez de anos, dias ao invés de meses e horas em vez de dias, aumentamos nosso senso de urgência e damos mais atenção à tarefa;
- Trabalhe com três grandes objetivos – é preciso ter foco e saber dizer “não” quando necessário;
- Use a porcentagem 80/20 – Essa sugestão pode ser interpretada assim: 80% do seu tempo disponível deve ser para trabalhar com o foco em sua franquia, ou seja, deve ser utilizado em ações importantes para o seu negócio. Apenas os outros 20% devem ser aplicados para resolver problemas e questões que não haviam sido previstos;
- Estipule horários para chegar mensagens e e-mails – Pesquisas indicam que uma pessoa demora 64 segundos para recuperar a atenção depois de ser interrompida por um e-mail. Para um empresário ocupado, que recebe inúmeros e-mails por dia, o tempo desperdiçado com interrupções pode ter um custo alto.
- Anote tudo, sempre que puder – Lembrar de todos os compromissos e afazeres do dia é cansativo e estressante. Deixe tudo escrito em um papel ou em uma plataforma digital e tenha ele sempre à mão.
- Aprenda a delegar tarefas – Escolha as pessoas para lhe ajudar e faça um cronograma para acompanhar.
- Tenha um bom relacionamento com a sua equipe – Tenha uma equipe de confiança e estabeleça sempre uma boa relação. Isso vai garantir acesso mais fácil a informações, poupando tempo.
- Automatize seus processos – Frequentemente perdemos horas consideráveis do nosso dia fazendo atividades que poderiam ser realizadas de maneira automática.
- Centralize a comunicação – Unificar todas as informações em uma única plataforma economiza tempo e facilita a gestão.
- Utilize o suporte da franqueadora, sempre que necessário – Essa estrutura foi montada para ajudar você em tudo o que precisar para alancar seu negócio. Acostume-se a utilizar os canais disponíveis.
Agora você está pronto para entrar no mundo da organização e, assim, conquistar uma rotina de trabalho mais produtiva e mais feliz.