Segurança do trabalho: quais os KPIs?

Como está a gestão de resultados?
Não importa qual seja o ramo do seu negócio, é imprescindível você conhecer quais os KPI’s fundamentais para gerenciar sua empresa com sucesso.
Mas e aí, você sabe o que é um KPI?
Presente no mundo corporativo, KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator. Traduzindo significa indicador chave de desempenho.
Tendo definido seus KPI’s você pode prevenir e agir de forma assertiva para corrigir possíveis problemas.
E agora em Segurança e Saúde do Trabalho, quais são os KPI’s mais relevantes?
Vamos listar agora 5 principais KPI’s que são importantes para serem acompanhados de perto:
-
Quantidade de acidentes de trabalho
Esse é o primeiro indicador para saber se seu processo de prevenção está sendo eficiente e melhorar o desempenho de sua gestão.
-
Quantidade de doenças ocupacionais
São aquelas doenças que surgem em decorrência da atividade desempenhada pelo trabalhador ou pelas condições de trabalho que a empresa oferece. Lesões de esforço repetitivo, ansiedade entre outras. Entender esse indicador pode te ajudar a melhorar a criar programas para melhoria das condições de trabalho oferecidas aos colaboradores.
-
Quantidade de manutenções preventivas
Falhas em equipamentos e máquinas podem provocar acidentes graves de trabalho. Mensurar a quantidade e controlar a periodicidade é um fator fundamental para que acidentes que podem ser evitados, sejam prevenidos.
-
EPIs distribuídos x EPIs utilizados
Quantificar quantos colaboradores estão utilizando de forma real seus EPIs é um bom indicador para avaliar o desempenho da empresa nesse sentido. Assim, é possível criar planos de ação para melhorar esse item com a intenção de prevenir acidentes.
-
Custo com multas
Multas decorrentes podem indicar que está na hora de prestar mais atenção nos processos e trabalhar mais fortemente em inspeções prevenidas.
Vale ressaltar que esses são exemplos de alguns indicadores. Existem vários outros como o índice de gravidade dos acidentes, horas de trabalhos perdidas por acidente ou doença ocupacional.
Levantar esses indicadores e acompanhá-los é uma boa maneira de garantir o nível de excelência no ambiente de trabalho oferecido aos colaboradores.
Além disso, a gestão dos resultados pode ajudar a garantir que a empresa seja reconhecida pelo bom desempenho, evitando assim, penalidades como multas.
Quer saber mais sobre empreendedorismo, gestão e negócios? Continue nos acompanhando nas redes sociais e aqui no site da Brumed.