Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional
Tanto a medicina do trabalho quanto a saúde ocupacional estão relacionados com a proteção da saúde do colaborador em seu ambiente profissional.
Dentro das empresas, essa área tem por objetivo garantir a integridade do trabalhador, seja física, psicológica ou afetiva.
O médico do trabalho age de modo a proteger o colaborador contra todos os riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos a que ele possa estar exposto em seu local de exercício da função ou a que é submetido devido às suas atribuições.
O conceito de saúde ocupacional vem para ampliar a atuação dos profissionais da medicina para ações sobre o ambiente laboral, por meio de estratégias multidisciplinares e do apoio de outras áreas, como engenharias e ciências sociais. Dessa forma, o principal objetivo passa a ser o de intervir no ambiente, a fim de reduzir os riscos ali presentes, e não apenas de prevenir que eles prejudiquem o trabalhador, como na medicina do trabalho.
Atualmente, toda empresa, pública ou privada, tem como obrigação dispor de uma equipe composta por um médico, um engenheiro, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um técnico de segurança, todos especializados em saúde e segurança do trabalho. (Lembrando que esta equipe pode ser própria que é inviável pra muitas ou terceirizadas onde entra as empresas de medicina do trabalho).